Razöes do Näo

No próximo referendo sobre o aborto votaremos Näo. Aqui se tenta explicar porquê.

terça-feira, janeiro 02, 2007

Toda a pequena palavra sim

Eu quero tanto que Tu venhas, invocação primeira e secreta, e tanto por angústia e morte sentida, por interesse em pânico, pequeno cristal que estremece desde a mais pequena infância, oh Tu o Sem Nome que o primeiro frémito de vida própria chama em grito e adoração por si oh sim por mim próprio.

O louvor em brisa, temor e tremor, o louvor Sem Nome. O louvor pela própria vida, a vida Sem Nome que atravessa o frémito oh raios me atravessa e me dá nome desde sempre Sem Nome.

É verdade que é mal Sem Nome apagar qualquer nome secreto, de todo o ser e consciência que se abre à presença viva, que aqui se rasga como uma pequena tremura que rapidamente desaparece. Não apagues o nome Sem Nome que pulsa desde o primeiro florescimento até ao fenecimento da flor ida, assim grita a fala que nos atravessa desde o primeiro estertor, oh sim sem dúvida é o primeiro mandamento da vida, fundante como uma verdade real, são terríveis todos os males Sem Nome que perpetuamos diariamente.

Mas a letra da lei é surda, não passa duma pequena sombra segunda da própria angústia, e consegue tanto sair desta como a larva morta tornar-se borboleta. Por isso se clama e apela algo de fora, algo da vida própria e real que a transfigure e simplesmente lhe dê vida, à angústia e assim à lei e a toda a palavra apagada ou esquecida ou simplesmente incerta.

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá, Vítor,

Encontrei um texto - A Ética na Defesa da Vida - que está relacionado com a conversa que tivemos na sequência do seu post "Nota3, sejamos claros" (espero que tenha lido aí o meu último comentário). Se tiver interesse, visite-o.

Cumprimentos,
Rui

7:35 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home