Razöes do Näo

No próximo referendo sobre o aborto votaremos Näo. Aqui se tenta explicar porquê.

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Outra razão para ponderar o Não

A eventual aprovação da pergunta em referendo não terminará com duas das situações mais brandidas pelos adeptos do Sim.
Continuarão os julgamentos de mulheres que abortam voluntariamente. A liberalização será até às dez semanas de gestação. Nas restantes trinta o aborto provocado, fora das situações previstas pela actual lei, permanece crime.
O aborto clandestino também não desaparecerá. Não só pela razão anterior, depois das dez semanas a ilicitude mantém-se, mas, sobretudo, pela censura social que o acto carrega. Muitas mulheres continuarão a preferir o segredo da clandestinidade à exposição pública de um Hospital.
Dir-se-á que as mulheres em tribunal e a clandestinidade permanecem mas, pelo menos, se reduz a dimensão do fenómeno. Provavelmente isto é verdade. Temos então, mais uma vez, que ponderar entre os prós e os contras. Menos julgamentos e actos clandestinos justificam a escalada do número de abortos que se seguirá à legalização?

2 Comments:

Blogger joaquim said...

É lógico que nos hospitais de provincia, onde trabalham normalmente familiares das pessoas que vivem na região, serão sempre evitados pelas mulheres, sobretudo as jovens, dessa região o que fará com que os abortos clandestinos não acabem.
Arrisco até a dizer, que se o sim ganhar, poderá provocar na consciência de quem quer abortar uma certa "impunidade", o que poderá fazer aumentar os abortos clandestinos, atendendo ao que acima refiro.
Aliás como será possivel "condenar" alguém em tribunal por ter praticado aborto clandestino, se o mesmo é permitido por lei?
Refiro-me, claro a quem se sujeita ao aborto, não àqueles que o provocam.
Abraço

10:59 da manhã  
Blogger ' Claudjinha said...

Por mais razões que se apresentem a favor do Não, a maior e mais válida delas todas é o direito supremo à vida que TODOS teem.. pelo menos, supostamente teriam até agora.

Vai ser um verdadeiro genocidio se o Sim ganhar.

...

7:36 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home