Razöes do Näo

No próximo referendo sobre o aborto votaremos Näo. Aqui se tenta explicar porquê.

sexta-feira, dezembro 01, 2006

O Não de Jacinto

Já se disseram aqui coisas muito parecidas, mas parece-me bom sublinhar o contributo de Jacinto Lucas Pires.
Sugiro leitura integral.

"Já se sabe que a questão do aborto é "complexa", "transversal" e que as habituais cartilhas políticas não bastam para indicar respostas. Ainda assim, devo dizer que estranho muito não haver, à esquerda, mais defensores do "não" no referendo. De facto, e tirando talvez alguns dos chamados católicos progressistas, não se vê ninguém. Estranho-o porque, se há ainda algo capaz de distinguir a esquerda da direita, isso devia ser a vontade de uma real transformação da sociedade e do mundo - contra os realismos-pessimismos que, no fundamental, se satisfazem com o estado de coisas vigente. Ora, tal implica, antes de mais, não capitular perante a "tragédia do facto consumado".Por outro lado, é óbvio que esse "sonho concreto" da esquerda tem de assentar em princípios básicos de humanidade e justiça - e estes não podem deixar de começar pela protecção da vida humana."
(A Esquerda e o Aborto, Jacinto Lucas Pires no DN de Hoje)

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Saudações a quem ler este comentário - à maneira de São Francisco de Assis, desejo-vos Paz e Bem!

Permitam que ponha à reflexão a notícia que segue. São importantes os debates e a troca de ideias, as posições ideológicas...
Mas, meus amigos, se chega a hora da verdade...

Leiam a notícia - e pensem...

----------------------------------
Bebê anencéfala completou ontem dez dias de vida
01/12/2006

(ZENIT) A bebê Marcela de Jesus Ferreira completou nessa quinta-feira (30/11), 10 dias de vida, na Santa Casa da cidade de Patrocínio Paulista, a 413 km de São Paulo, onde está internada. Ela nasceu com anencefalia, doença caracterizada pela ausência parcial do cérebro. Em casos como o de Marcela, os bebês geralmente vivem poucas horas após o nascimento.

A menina nasceu no dia 20 de novembro, com 2,5 quilos e 47 centímetros. Ela tem apenas uma pequena porção do córtex (parte frontal do cérebro) e o tronco cerebral, responsável por controlar as funções mais básicas do corpo.

A família está ciente de que Marcela não irá viver muito tempo, mas em nenhum momento deixou de dedicar amor à menina.

Sua mãe, Cacilda, de 36 anos, faz orações pela filha no quarto reservado que a Santa Casa dedicou à família. Lá a pequena até respira sem a necessidade de aparelhos em certos momentos do dia e é amamentada pela mãe. “Sofrer, a gente sofre, mas ela não pertence a mim, mas a Deus, e eu cuido dela aqui”, disse a mãe ao jornal O Estado de S. Paulo. “Enquanto isso, cada segundo da vida dela é precioso pra mim”, afirmou.

Cacilda e o marido, Dionisio Ferreira, de 46 anos, são agricultores. Eles afirmam que receberam a notícia da doença da filha com tranqüilidade. “Aborto nem passou pela minha cabeça”, disse Cacilda. “Ninguém tem o direito de tirar uma vida, principalmente de criança, que é o pior pecado, pois ela está sem defesa”, enfatizou a mãe.

Em breve Cacilda e Dionísio voltarão à modesta casa em que vivem no Sítio Palmital, de 3,5 alqueires, onde plantações de café, verduras e frutas são responsáveis pelo sustento da família.

3:50 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

http://www.paroquias.org/forum/read.php?1,32376,32376#msg-32376

escrevi aqui uma reflexão sobre os valores da esquerda e da direira e a questão da liberalização do aborto.

É um "post-escorpião", ou seja, a parte mais contundente é a final.

Camilo

3:34 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Na verdade todo este problema é na sua essência uma questão de princípios muito fortes que regem as mentalidades e personalidades mais humanas

8:00 da tarde  
Blogger Três said...

Perdoem-me, mas ainda não encontrei as "razões".

Onde andam elas?

no entusiasmo de um ecografia?
(aposto que uma jovem de 13 anos gravida que não sabia que podia engravidar também ficava em êxtase por saber que ia ter de sair da escola e levar porrada dos pais)

no dizer que a religião também tem parecer (tendo "a religião" tanta credibilidade visto ainda se opor à masturbação e [em alguns locais] preservativos, categorizar a homossexialidade como pecado e sendo o grande papa o homem por detrás do encobrimento dos padres pedófilos?)

ou nas categorizações ridiculas em que identificam os votantes de sim com falta de consciencia (e personalidade)?

Existe conteúdo debaixo da propaganda?
Onde?
...

3:34 da manhã  
Blogger /me said...

Orestes, mas deste-te ao trabalho de ler?

O entusiasmo de uma ecografia foi, como diz o título do post, uma experiência pessoal.

Ninguém disse que a religião tem ou não parecer, mas sim que ninguém deve deixar de ter parecer por ter ou não religião.

E onde estão as caracterizações ridículas dos votantes do sim?
Já agora, vê estes dois posts.

A apresentação do blog:
http://razoesdonao.blogspot.com/2006/10/apresentao.html

As razões do sim:
http://razoesdonao.blogspot.com/2006/10/razoes-do-sim.html

Quanto ao conteúdo por debaixo da propaganda, não costuma existir. Mas a propaganda por cima do conteúdo, essa, parece-me que foste tu que a viste onde não existe.

9:42 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home