Razöes do Näo

No próximo referendo sobre o aborto votaremos Näo. Aqui se tenta explicar porquê.

domingo, novembro 05, 2006

Outro Não...

... à Pena de Morte. Seja porque motivo for. Seja aplicada a quem for... Sem excepções!

28 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Matar, nunca! Não poderia ter sido nunca decretada esta lei !!
Crimes que "justifiquem" a eventual aplicação desta pena são sempre injustificáveis e indesculpáveis e os autores não podem sair impunes mas, se bem que alguns criminosos o merecessem de verdade, não é com as mesmas medidas utilizadas no crime que se vai penalizar a pessoa ( e nem sempre a pena de morte é aplicada, por causa do "autor" ter cometido assassínio).

E onde essa lei existe, já muitos inocentes morreram no lugar dos verdadeiros culpados. É real!

O pior é quando se consegue provar ("na justiça")que, apesar de não serem, estes mesmos criminosos são inimputáveis (sabendo-se posteriormente que não são ou então nunca se chegando a saber).

O pior é quando recorrem e conseguem atenuar as penas e até sair em liberdade, há sempre meios de conseguir isso.

A lei tem que ser mais eficaz, mas não com recurso à pena de morte -essa é uma solução fácil de mais. É não deixando que a corrupção prevaleça, é lutando para que a verdade seja efectivamente apurada, é fazendo com que as leis sejam efectivamente eficazes, que se descubram as mentiras encobertas. É difícil, mas as leis, que deveriam funcionar bem, não podem funcionar mal como aconteçe muitas vezes.

12:33 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Pena de morte = aniquilar uma vida.
Por isso e pelo que disse anteriormente e muito que ficou por dizer, sou contra.

o mesmo anónimo anterior/ o mesmo X. que por aqui tem aparecido.

12:44 da manhã  
Blogger Pedro Leal said...

E, no entanto, aborto e pena de morte não se podem comparar. No primeiro morre um inocente, no segundo morre um culpado.

1:46 da manhã  
Blogger BLUESMILE said...

"Demagogia , feita á maneira... é como queijo, numa ratoeira...."

È uma canção velhinha que vem mesmo a propósito destes disparates.

Mas claro que sou contra a pena de morte de quelquer Pessoa humana. Radicalmente contra, mesmo que essa PESSOA seja "culpada".

10:51 da manhã  
Blogger Maria João said...

Só Deus é que nos pode tirar a vida.

Concordo plenamente com isto. Por mais criminosa que seja a pessoa.

Ainda por cima a lei tem cá uma tendência para estar assente sobre uma balança desequilibrada! Vejam o exemplo do Saddam Hussein. De facto matou muitas pessoas, mas e o Bush? Não matou?

2:54 da tarde  
Blogger n said...

Citando alguém que já não me lembro quem é:

"Porque se mata alguém que matou outra pessoa? Para mostrar que não se deve matar?"

3:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aborto e pena de morte, não têm comparação, isso está fora de questão. Volto a repetir, sou contra ambos: não posso admitir que alguém mate outro alguém; em nenhuma circunstância.

Despenalização/penalização da mulher pela prática de aborto (no caso deste referendo, às 10 semanas), posso admitir que de certa forma é uma injustiça.
E que também não se pode comparar a uma pena de morte...

(Acrescento só um aparte que nada tem a ver com os assuntos em "discussão" e é o seguinte: - Quanto à ratoeira aplicada aos ratos também sou contra - que grande maldade! Assim como afogar gatos à nascença, experiências horripilantes a que tantas vezes submetem animais, abandono dos animais, etc)
X.

6:03 da tarde  
Blogger Manuel said...

EStou plenamente de acordo contigo.
No caso de Saddam, além do erro primário que sempre é tirar a vida a alguém, parece-me um erro político e estratégico.

7:06 da tarde  
Blogger BLUESMILE said...

Sem dúvida. È criar mais um mártir.

4:05 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nem quero sequer imaginar a "possibilidade" de se chegar ao ponto de obrigar as pessoas a escolher entre: Pena de Morte para a Mãe que aborte e: o Aborto propriamente dito...

Quero crer que ninguém votaria.

E liberalizar o aborto está fora de questão.

Não deixar que vença a lei que querem ver aprovada, apesar de não ser uma solução muito justa, é um mal muito menor.

X.

7:23 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

volto a perguntar se podemos dizer a uma rapariga de 14 anos, grávida, tão pobre que mal tem para comer, que vive num sitio d marginalidade que não é moral abortar? sim ou não?

E se me responderem que não devemos depois penalizá-la? Sim ou Não?

HH

1:45 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vejam esta imagem por favor, que se encontra em:

http://photos1.blogger.com/blogger/5631/772/1600/aborto.2.jpg

(encontrei por acaso e não fazia ideia)

No mínimo chocante (desculpem-me); e "creio" que ninguém é a favor disto! Não encontro palavras, indescritível!

Dá um aperto no coração, um nó na alma...

Ele/a pediu ajuda, à sua maneira, quando estava a morrer... mas ninguém viu... (e já era tarde de mais. O mal já estava feito)

(não é lamechice, é a realidade)

X.

3:12 da manhã  
Blogger CA said...

X

Tens ideia quantas semanas tinha o feto da imagem que indicaste?

10:59 da manhã  
Blogger CA said...

Sugiro a todos que investiguem qual será a idade do feto da imagem indicada pelo X. Tenho um estimativa que divulgarei, mas acho que se queremos usar imagens temos que ser suficientemente cuidadosos para saber do que estamos a falar.

11:29 da manhã  
Blogger mi said...

concordo plenamente com o NÃO à pena de morte!

12:09 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Com este tempo de gestação a técnica é esta; com outro tempo de gestação despedaça-se o corpo em pedaços; com outro ainda, mal se vê o resultado.
Mas não vai tudo dar ao mesmo?
É sempre no mínimo chocante.
O valor da vida humana está acima de qualquer outro!
X.

12:40 da tarde  
Blogger CA said...

"Mas não vai tudo dar ao mesmo?"

Não, não vai! E a mim choca-me que isto seja apresentado de forma tão descuidada.

"O valor da vida humana está acima de qualquer outro!"

Não, não está. E se fosse necessário recorrer à mistificação para defender o não estaríamos muito mal. O problema de uma parte dos defensores do não é que julgam que os fins justificam todos os meios, descredibilizando os defensores do não e apoiando indirectamente o sim.

12:54 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O SIM E O NÃO, NÃO INTERESSA.
Isto não tem interesse se for transformado numa competição a ver quem ganha.
Isto não é um jogo.
É a defesa de uma vida e encontrar soluções para minimizar ao máximo as causas principais que levam a mulher a abortar.
X.

1:15 da tarde  
Blogger CA said...

Apresentar uma imagem sem ter ideia do que ela representa não tem a ver com as causas que levam a mulher a abortar.

3:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Nem eu relacionei uma coisa com a outra.

No entanto, volto a insistir: "a defesa de uma VIDA e encontrar soluções para minimizar ao máximo as causas principais que levam a mulher a abortar." - esta deveria ser a essência da consciência de todos para que a prática do aborto fosse reduzida ao máximo.

Quanto à imagem não fazia ideia que imagens destas circulassem tão livremente na internet; como disse, encontrei-a por acaso. Mas sei que o resultado é um aborto. E não quero investigar mais sobre isto, basta-me o que já sei (e que preferia não saber). Nem compreendo nem aceito. Decididamente! (E por norma até nem sou nada radical, sou bastante tolerante dentro de certos limites, lógico).

Se não sabe o que a imagem representa e quer mesmo saber, há muitas formas de se informar. Não sou eu que lhe vou dizer. Pesquise.

X.

8:46 da tarde  
Blogger CA said...

"Se não sabe o que a imagem representa e quer mesmo saber, há muitas formas de se informar. Não sou eu que lhe vou dizer. Pesquise."

Caro X

Se não sabe qual a relação entre a imagem e este debate, porque trouxe a imagem para o debate? Ou aceita a primeira imagem que lhe mostram e fica tão chocado que deixa de considerar necessário pensar? E estou a partir do princípio de que está de boa fé. Senão até poderia pensar que, à falta de argumentos e factos, quer apenas chocar com uma imagem que sabe que está fora de contexto. E quando lhe pedem explicações foge do assunto.

9:30 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A imagem fala por si.

De qualquer forma podia divulgar a tal estimativa que ia fazer e divulgar
x.

10:30 da tarde  
Blogger CA said...

"A imagem fala por si."

Não fala, não.

"De qualquer forma podia divulgar a tal estimativa que ia fazer e divulgar"

O feto tinha pelo menos 15 semanas.

11:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Espero que não tenha dito à sorte.
Mas não me vou pronunciar mais sobre isso.

Até porque coloquei a imagem sem intenção de chocar no sentido de achar que as pessoas são insensíveis a isto (pois acho que ninguém é) nem de provocar ou espicaçar mais o "debate". Não queria que se pensasse que me servi da imagem para isso. (Mas podem pensar o que quiserem; o que me importa é que sei que não foi por mal que a coloquei. Mas admito que foi de certa forma exagero e que não é isso que se pretende com este blog).

Encontrei a imagem quando estava ler um post sobre uma opinIão contra a prática de aborto e de repente aparece na sequência esta imagem, entre outras ainda mais...(sem comentários) - não vou descrever a minha reacção mas seguiu-se uma indignação indescritível.

Mas, como disse, não vou pronunciar-me mais sobre isto.
X.

11:56 da tarde  
Blogger Leonor said...

Concordo plenamente com tudo o que, até agora li defendido pelo X. Acho que tem muita razão em tudfo o que diz, pelo menos do que eu li. Confesso que não vi a imagem e não posso dizer que imagino porque não imagino. Sou sensivel demais para isso e agradeço que não ponham imagens chocantes neste blog. As palavras podem sensibilizar, podem emocionar, podem persuadir, podem até chocar... Podem ter os memsos efeitos que muitas imagens. Acredito que não tenha feito por mal e a imagem só a vê quem quer. Desde que não obrigue os outros a vê-la, tudo bem. E, pelo que percebi, é perfeitamente pertinente, ao contrário do que disse a ca. Mas por favor.. usem as palavras que quiserem... só não ponham imagens! É mesmo um pedido para os administradores do blog... eu venho imensas vezes ler os artigos e acho todos muito interessantes mas no dia em que aparecer uma imagem não vou conseguir entrar mais aqui. Há imagens que simplesmente não consigo ver, e não me sinto menos sensibilizada por esse motivo... simplesmente não consigo! Obrigada. Ah, e quanto ao post em si.. FALASTE MUITO BEM ZÉ MARIA... não tenho nada a crescentar. essse grito de justiça diz tudo, parece-me.

12:37 da manhã  
Blogger CA said...

X

"Espero que não tenha dito à sorte."

Não disse à sorte. Pela imagem fiz uma estimativa do comprimento do feto, desde a cabeça ao rabo. Cheguei a um valor de 14 a 16 cm, supondo que a mão que se vê é de um adulto. Usei depois dois gráficos com a relação entre o número de semanas de gravidez e a dimensão do feto (um de uma ecografia feita em Lisboa e outro de uma revista francesa). Às 15 semanas a distância do topo da cabeça ao rabo é aproximadamente 10cm, podendo chegar aos 11cm. Para ter 14 cm o feto deveria ter mais de 15 semanas.

Se, além disso, a imagem for de um aborto provocado por injecção salina, o feto deveria ter mais de 16 semanas.

1:37 da manhã  
Blogger BLUESMILE said...

Pelo manos 16 semanas.
Mas este tipo de "argumentos" e falsidades são típicos.

Hão-de ser repetidos como estratégia de falsidades.

Há pior ainda.

Mas a X é muito nova. Não fez por mal - deixou-se levar...A manipulação tem destas coisas.

8:13 da tarde  
Blogger Klatuu o embuçado said...

Com isto concordo! Tem fundamento civilizacional.
O resto que para aqui têm... não passa de moral... e a moral não passa de costumes.

4:12 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home