Razöes do Näo

No próximo referendo sobre o aborto votaremos Näo. Aqui se tenta explicar porquê.

sexta-feira, outubro 27, 2006

Razoes do sim

Se participo neste blog, subentende-se a minha posição de fundo.

Mas gostava de esclarecer aquilo que penso: eu acho que o referendo é um absurdo, porque o "sim" ou o "não" que é pedido aos portugueses nao é apenas uma resposta à pergunta que é colocada. Há muitas outras perguntas subjacentes que não é lícito misturar. Assim, mesmo que a pergunta seja linear e fácil de interpretar, há leituras políticas distintas para cada resposta.

Tudo isto me leva a crer que não faz sentido que haja um referendo. A pergunta estará sempre mal colocada, porque nem um "sim" nem um "não" respondem aos problemas que efectivamente temos. Porém, na minha opiniao, é desejável que esta discussão se processe, e há bons motivos para tal. Acho que o grosso da lei não deve mudar, mas há situacoes que têm de ser revistas.

Para mim, não faz sentido que uma mulher vá para a cadeia porque abortou. E faz muito menos sentido que a sociedade (o Estado, aliás) lave as mãos e não apoie as mulheres que necessitem.

Considero ser muito útil para o debate que discutamos as razões do "sim". Que vejamos o que está mal na lei actual, ou melhor, na sociedade actual. Estou em crer que muitos dos que defendem "não" poderão concordar com as críticas. E até aposto que quase todos concordaríamos que a resposta às nossas preocupações passa por muita coisa, mas não por um referendo.

Amigos defensores do "sim" (se me permitem que assim os interpele), fazem-me o favor de dizer o porquê?

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O meu dilema é ir votar... se o que está em causa é a defesa da vida, até que ponto é viável um referendo? Ou sou obrigado a colocar de lado artigos da constituição e dos Direitos do Homem, e referendar aquilo que não é referendável: a vida?

1:52 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Há realmente um problema de clarificação argumentativa.

Só faz sentido defender uma não-penalização do aborto, se este não for considerado crime, mas simples delito.

Senão, parece-me que é um pouco como se faz no “fora da Igreja etc”, quero dizer, tenta-se lavar a cara da ética ou do bom senso com indefinições, género “é um crime, mas pobres mulheres…”

Não pode haver crime jurídico sem pena; assumam então que abortar não é um crime, ou então defendam a penalização.

5:08 da tarde  
Blogger Administrador said...

Visita o blog “Só Deus Basta” e opina sobre o referendo ao aborto!

5:26 da tarde  
Blogger Manuel said...

Caro /me

Ainda bem que já chegaste!
A proposta de referendo provoca uma radicalizaçäo das posturas, transformando o debate numa batalha em que o que interessa é a vitória. E isso faz perder de vista aspectos essenciais.
Talvez possamos conversar sobre o assunto "como se näo houvesse referendo"...

7:35 da tarde  
Blogger paulo said...

A mais forte razão para o SIM é esta: choca a senbilibidade comum que uma mulher que aborte até às 10 semanas vá para a prisão!
E isto não quer dizer que se considere um acto lícito ou moral. Mas simplesmente não dever ser crime, como já não é de facto.
E não vejo a razão de tanto alarido à volta disto.

6:16 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com o Paulo.

9:55 da tarde  
Blogger Vítor Mácula said...

Caro /me.

É sempre um enorme prazer ser tocado pelo teu inteligente e amoroso bom senso.

As questões inexplícitas são de facto o mais problemático no referendo.

Abraço

PS: Ok, ok, não direi nada acerca da pausa relapsiana :P

12:56 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

falamos da condenação da mulher que aborta e o homem sera que nao deve ser igualmente responsabilizado?

4:23 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home