Razöes do Näo

No próximo referendo sobre o aborto votaremos Näo. Aqui se tenta explicar porquê.

quarta-feira, novembro 08, 2006

A /me'nha opinião

Esta questão é demasiado complicada. Para mim, vai bem para além de dicotomias simplistas.

Não sei se concordo com a possibilidade de se poder abortar no caso de violação ou no caso de deficiência do nascituro (mas aceito-o como sendo, de momento, facto consumado, sobre o qual não tenho de pensar). Não tenho o mínimo de dúvidas de que o aborto deve ser permitido no caso de perigo de vida para a mulher.

Não, não considero o nascituro (que palavra conveniente) uma pessoa como eu ou como quem me lê. Não fazemos funerais a abortos (naturais) de 3 meses, mas já fazemos a crianças de 3 meses. É porque alguma diferença há. Não obstante, é vida, tende para gente, homem ou mulher.

Acho que faz sentido (na discussão actual) discutir se se deve poder abortar até às 8 ou até às 12 semanas, se se deve alargar o número de casos em que se pode abortar (para poder, por exemplo, incluir o caso de adolescentes que não têm maturidade ainda para ser mães, seja aos 12 ou aos 19; sei que é complicado, mas com criatividade tudo se faz) ou restringir a prática do aborto. Acho que faz sentido discutir as penas. Não acho que faça sentido despenalizar, pura e simplesmente. Sinto que o aborto não é uma área em que o Estado possa estar calado; por regra, e a menos que haja razões lícitas, tem de se dar um sinal de reprovação a esta prática.

Para ser mais concreto, acho mesmo que se deveria aprofundar o que significa haver lesões para a saúde psíquica da mulher grávida (aqui cabem, quanto a mim, as adolescentes grávidas cujos pais imaginam virginais, a mulher com 5 filhos casada com um bêbado que a maltrata, sei lá, as piores situações). É mais uma questão de interpretação da lei do que necessidade de a alterar.

Feito isso, quem abortar sem ser por essas razões (qualquer uma das atrás indicadas), mas por critérios egoístas, desculpem-me, mas não me importo muito que vá para a cadeia. Mas talvez seja a minha insensibilidade masculina. Submeto-me ao contraditório, com a consciência de que sei pouco, e com a vontade de aprender dos outros.
PS: Permitir-se o aborto a uma mulher porque esta não tem como sustentar o filho é demissão da solidariedade na sociedade, e é o que me choca mais que tudo.

8 Comments:

Anonymous Anónimo said...

NÃO DEVERIA HAVER PENALIZAÇÃO PARA O BÊBADO QUE MALTRATA A MULHER? E OUTROS CASOS IDÊNTICOS.

SE SABEMOS QUE ESTE É UM MAL DA SOCIEDADE PORQUE NÃO TENTAR SOLUCIONÁ-LO.
DEIXAMOS QUE CONTINUEM A ACONTECER MAUS-TRATOS E OUTRAS DESUMANIDADES SABENDO PERFEITAMENTE QUE EXISTEM?

"Permitir-se o aborto a uma mulher porque esta não tem como sustentar o filho é demissão da solidariedade na sociedade, e é o que me choca mais que tudo." -
CONCORDO PLENAMENTE, ESTA É A CHAVE DO PROBLEMA.

(desculpem o "caps-lock, só reparei quando já tinha escrito; não foi intencional)
X.

6:09 da tarde  
Blogger Maria João said...

Concordo plenamente. Acho que não devemos despenalizar o aborto, devemos é ter em conta cada caso.
Uma coisa é uma mulher que aborta porque não tem condições financeiras, outra coisa é a mulher que aborta por razões egoístas.


Só que lá está! Isto daria muito trabalho! Isto implicaria criar as tais condições necessárias para ajudar as mulheres - às vezes muito jovens - a terem os filhos!
O Governo prefere apostar na política do "vai fora e pronto". Nem o envelhecimento da população o faz mudar de ideias! Incrível!

10:45 da manhã  
Blogger BLUESMILE said...

Nenhuma mulher aborta por razões egoístas.
Só mesmo um homeme ou uma mulher que nunca teve filhos pode pensar isso.

1:19 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

bluesmile, existe pelo menos uma excepção, eu! Sou mulher, tenho filhos, e creio que muitas mulheres abortam por razões egoistas.

12:24 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

O aborto é usado como tecnica de doping:

http://www.uci.ch/english/health_sante/docs/side_effects.pdf Ler pagina 11

O que me parece bastante egoista.

Camilo do forum paroquias.org

12:01 da tarde  
Blogger BLUESMILE said...

Não é o aborto que é um Doping, é a Gravidez.

Parece que a Gravidez nas primeiras semanas aumenta a performance em atletas.

Ora cá está um bom exemplo de gravidezes por motivos estritamente egoístas.

2:02 da tarde  
Blogger BLUESMILE said...

Anónimo:

Não faço ideia nem do teu sexo, nem da tua identidade, porque ao abrigo do anonimato, todos podem inventar o que quiserem e até travestir-se para inventar argumentaçãoes "de género".

Portanto, com todo o respeito, não acredito que sejas mulher, muito menos com filhos.

2:04 da tarde  
Blogger /me said...

Bluesmile,

Sem desprimor para a tua opinião no geral, no caso concreto de uma mulher que engravide para melhorar a sua performance, e depois aborte (não faço ideia se isso acontece mesmo?), não concordas que a sociedade deveria desencorajar fortemente esse comportamento?

11:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home